domingo, 13 de maio de 2018

Como aprender brincando?

Estruturas narrativas e dinâmicas interacionais na EDUCAÇÃO


O professor e papa da gamificação no Brasil, Luciano Meira, fala como esse conceito de gamificação pode deixar a educação mais atrativa e eficiente para o processo de ensino-aprendizagem. Meira também desmistifica alguns aspectos sobre gamificação na educação. e enfatiza as estruturas narrativas e dinâmicas interacionais.

Gamificação do ensino tenta engajar estudantes- Revista eletronica Inovação abril de 2015

"A busca por diferentes estratégias de ensino pode ter encontrado um aliado com a ascensão do conceito de gamificação, a aplicação de elementos de jogos nas atividades cotidianas, com o objetivo de alcançar novas formas de engajamento e motivação. A proposta de utilizar elementos de jogos no ensino conquista cada vez mais defensores por causa da crise no modelo escolar tradicional. Algumas concepções inovadoras, lançadas já há algum tempo,  têm mostrado a eficácia do método, como a pioneira Quest to Learn (Q2L), escola pública experimental nos Estados Unidos, que desde 2009 busca um caminho diferente para conciliar currículo e tecnologia. Elaborada por uma equipe de professores e game designers, lá os alunos não aprendem disciplinas separadas, mas se colocam desafios elaborados em forma de games – com direito até a enfrentar o “chefão” na fase final, como são chamadas as avaliações semestrais. “Recentemente, a Finlândia também divulgou que vai testar um novo modelo de ensino onde os alunos serão apresentados a um assunto por vez, e assim aprender as disciplinas tradicionais (economia, história, geografia etc.) relacionadas a ele." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário