terça-feira, 12 de março de 2019

LINGUAGEM VERBAL E VISUAL - DIÁLOGOS



  A ESCOLA QUE QUEREMOS
  TEXTO VISUAL  intertextualizando com o TEXTO VERBAL

"A linguagem verbal e a visual travam diálogos intensos e imemoriais entre si e provocam outros tantos entre seus autores e leitores. Mas principalmente em nosso tempo, essa interação adquire importância fundamental, pelas possibilidades cada vez maiores de diferentes linguagens iluminarem-se mutuamente, ampliando seus meios expressivos e suas leituras" (Martins, 2004, p. 95)

 “O ANALFABETO DO FUTURO NÃO SERÁ QUEM NÃO SABE ESCREVER, E SIM QUEM NÃO SABE FOTOGRAFAR”. MAS UM FOTÓGRAFO QUE NÃO SABE LER SUAS PRÓPRIAS IMAGENS NÃO É PIOR QUE UM ANALFABETO?
WALTER BENJAMIN "Pequena História da Fotografia"


                                    "O processo estético-artístico que se  desenvolve através da história contada pela imagem  como  exercício em sala de aula (fotografia, colagem, desenho, pintura, vídeo, performance)  , expressa,  discute  e  faz refletir coletivamente sobre um determinado tema. Dessa maneira, revela-se uma prática importante para o desenvolvimento da aprendizagem, porque desenvolve pela narrativa visual, a consciência  de si mesmo, do outro e do mundo, fazendo do educando um sujeito crítico e cidadão com autonomia de pensamento.
                                   Roland Barthes(1984) questiona estarmos vivendo num mundo de imagens figurativas e significativas, mas para ver é preciso sensibilizar o olhar e dar significado, chamando atenção para alguns aspectos que se queira destacar.
O fotógrafo lê as imagens de sua autoria registrando fotograficamente representações da realidade, mas antes de ler imagens fotográficas, ele lê a realidade.
"Hoje a imagem não ilustra e nem reproduz a realidade, ela constrói a partir de uma linguagem própria que é produzida num dado contexto histórico"(Saliba 2004).
"A linguagem visual tem ganhado cada vez mais relevância em nosso meio social,influenciando os meios de comunicação. Com o avanço dos sistemas audiovisuais, as imagens passam a chamar atenção, fazendo surgir uma nova prática de leitura.  Em qualquer parte do mundo, as imagens são de fácil compreensão, pois não necessitam de idiomas para ser entendidas. Associadas à linguagem verbal ou não, elas proporcionam a informação criando conceitos a partir do que visualizamos. Talvez por isso tenham se tornado uma ferramenta muito eficaz para comunicação. "        
                                               Texto Visual: Uma nova concepção de leitura  
                                            Solange dos Santos - Universidade Federal do Sergipe

A proposta desse projeto " A ESCOLA QUE QUEREMOS" é mediar a criação pelos nossos alunos de  narrativas sobre  temas escolhidos, pensados e  escritos nas aulas de Humanas e Exatas, articulados com as cenas e imagens propostas nas aulas de Artes Visuais, através fotografias, desenhos e performances, explorando dessa maneira a intertextualidade entre as duas linguagens   e dando voz e visualidade aos nossos alunos PRODUTORES de CULTURA , pensantes  criativos e atuantes, fazendo um diálogo que emociona e expande a criatividade.
                                                                                Janete Martins Bloise




                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário